Thursday, December 22, 2011

Primeira semana após cirurgia

Primeiro dia:
Chego em casa (do hospital) e vou direto para cama.
Fico lá durante o dia todo até a hora de dormir. Com a perna parada, quase nada de dor. Na parte de trás está com um dor maior, se mexo a perna. Nao medi (e na verdade percebi no dia seguinte) mas muito provavelmente tive febre leve durante esse dia.
Segundo dia:
Acordo e percebo que quando levanto sinto um pouco de dor, mas passa logo.
Tenho consulta com o médico. Ele verifica e falo para ele que a dor está atrás (na batata da perna) e não no local da cirurgia. Ele acha um pouco estranho, mas fala que pode ser o hematoma que desceu. Parece estar tudo bem.
Durante a volta para casa até fui no supermercado! Usando duas muletas, mas deu. Sem dor.
Retorno e fico o resto do dia sentado com a perna esticada. Faço um pouco dos exercícios e coloco gelo, mas precisava fazer mais.
Terceiro dia:
Agora sim a dor está vindo. Principalmente na parte de trás. A região da operação já vai ficando mais roxa. Passo o dia praticamente sem exercício e com um gelo de vez em quando. A noite vem dor de cabeça e dor até no pé (aquela dor quando era criança e andava descalço). Dormir já não é tão fácil... pois a perna está latejando e essa dor na parte de trás/batata é bem ruim... Percebo que dormindo de lado e colocando a perna operada em cima de um travesseiro ajuda bastante.
Quarto dia:
Agora sim! Acordo e a dor é insuportável na batata da perna. Ela dói até ao leve toque. Depois que fico de pé a perna fica toda encolhida por causa da dor, sinto até tontura. Nada melhora, só com o tempo. Muito ruim. Fico tão mal que até aviso o médico. Ele pede para eu verificar se há veias maiores (não), para verificar trombose. Não parece ser. Ele pede para colocar gelo e bolsa quente alternadas por 2 minutos cada, 30 minutos, para ajudar na absorção do liquido.
Depois de uns 10 minutos a dor melhora (ufa) e começo o gelo. Bolsa quente só a tarde, pois alguém precisa comprar para mim.
Percebo que dor no local da operacao quase não há (sinto os pontos um pouco). A grande dor é na batata da perna. Ela está bem liquida... apalpo e parece um saco cheio de água, bem mole e grande. Toda vez que levanto, lá vem a dor, mesmo sem mexer. Bem forte e demora uns 3 minutos para passar. Preciso ficar parado e ir tentando colocar o pé no chão. Quando a dor passa, até consigo caminhar sem muleta (com muita dificuldade e segurando na parede).
Queria massagear a área, mas não dá para encostar. De colocar o dedo já começa a doer.
Quinto ao Sétimo dia:
Muita dor na panturrilha. Não consigo colocar a perna para baixo, pois a região da panturrilha começa a arder demais. Impossível... o jeito é ficar de cama. Precisei tomar um analgésico para conseguir mudar de quarto e mesmo assim foi bem doloroso. O médico está preocupado com trombose, mas não deve ser pois a parte de baixo da panturrilha não dói (a dor está localizada na lateral e traseira).

3 comments:

  1. O que aconteceu depois? Era infecção ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não era, foi dor natural mesmo, mas não esperava tanto, foi dificil! Sempre bom confirmar com o médico, eu fui e não tinha nada de anormal. Boa sorte!

      Delete
    2. Estou tendo a mesma coisa.
      Quanto tempo demoro pra passar essa dor?
      Abraço

      Delete